sexta-feira, 3 de agosto de 2007

DECÁLOGO DOS ESTRESSADOS




1º.- Muitas vezes as situações nos estressam porque estamos convencidos de não poder afrontá-las, mas por pior que seja uma situação sempre tem uma saída; senão, lembre-se do aforisma chinês: "se algo tem solução, por que te preocupas? E se algo não tem solução, por que te preocupas?
2º.- Deixar de 'preocupar-se' pelas coisas e passar a 'ocupar-se' delas só diminui a taxa de estresse; sobretudo, reduz o estresse saber que ficar dando voltas em torno dos problemas preocupando-se, não se consegue resolvê-los.
3º.- De pronto, cada um deve se ocupar é de si mesmo e dedicar-se mais tempo ao prazer e ao carinho.
4º.- Às vezes, o estresse surge porque nos mostramos reticentes às mudanças; mas só a mudança pode nos levar ao crescimento e a aprendizagem. Sendo assim ao invés de lutar contra as mudanças, assumamo-las alegremente.
5º.- Os trabalhos são, às vezes, fontes de estresse porque nos fazem perder a perspectiva do que na realidade somos e nos convertemos no que os americanos chamam de 'workaholics'. Se começarmos a considerar o trabalho como uma possibilidade de realização em lugar de vê-lo como um sacrifício, o estresse diminuirá.
6º.- Nem sempre em todas as nossas atividades teremos êxito, em algumas podemos inclusive fracassar; mas fracassamos ou temos êxito em outras atividades concretas, o que não quer dizer que sejamos nós totalmente uns fracassados ou uns vencedores. Tentar algo e fracassar faz parte do processo de aprendizagem já que sem ensaio e erro não seria possível aprender. E, por outro lado, a vida se compõe de êxitos e de fracassos mas nem toda vida é um completo êxito ou um fracasso. Diferenciar esse ponto e mudar a forma de ver ajudará a não cair no estresse.
7º.- Não se pode agradar a todo mundo sempre. O centrar-se nas expectativas que criamos e tentar a todo custo cumpri-las é o mais estressante que há, já que ao fazê-lo soterramos nossas próprias expectativas e vamos ficando alienados de nosso próprio ser.
8º.- Por mais tristes que sejam as horas de um dia e por mais sofrimento que nos acarrete essa tristeza, não devemos magnificá-la nem contaminar todo o dia com isso, pois se pararmos para pensar, seguramente iremos descobrir que esse mesmo dia terá havido também alguma alegria. Descobri-la e realizá-la nos ajudará a seguir adiante com confiança. Já se sabe que cada dia traz sua própria inquietude, mas também seu próprio sol e sua própria lua.
9º.- Realizar um pouco de exercício físico cada dia, principalmente se podermos realizá-lo em espaços naturais. Falar diaria e naturalmente com amigos. Apreciar um prato preparado por si mesmo e encontrar a cada dia um momento de serenidade na própria solidão, nos manterá distanciados do estresse. Também é muito importante equilibrar bem os tempos de cada coisa: trabalho, sonho, ócio em companhia, ócio na intimidade... Esse equilíbrio é essencial para evitar o estresse.
10.- Pode ser que estejamos carentes de grandes prazeres, mas há tantos pequenos prazeres dos quais podemos desfrutar! Uma música, uma tênue carícia dada e recebida; uma flor, palavras de alento ditas a alguém querido e escutadas de alguém assim; um por de sol... Enfim, tantas e tantas coisas. Se aprendermos a buscar esses pequenos detalhes e a valorizá-los, o estresse se distanciará de nossas vidas.
Texto de Carmen Moreno Martín

Nenhum comentário: