
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
DECÁLOGO DOS ESTRESSADOS

quarta-feira, 1 de agosto de 2007
AÇÃO E REAÇÃO
Quando alguém joga uma pedra no meio de um lago, as ondas formadas irradiam até a borda e depois voltam em contracorrente até o centro.
Da mesma forma, a benção que emitimos para o mundo voltará para nós.
Projetamos nossa virtude ao desconhecido, como uma oração que alça vôo em direção ao divino e traz a recompença, em algum momento, para aquele que rezou.
BK Meera, Self-discovery, The World Renewal, November,2003
terça-feira, 31 de julho de 2007
A RATOEIRA
"Um rato, olhando pelo buraco na parede,
vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.
Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira.
DISSE A GALINHA - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
DISSE O PORCO - Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
DISSE A VACA - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido,
para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro,ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.
O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco
A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.
"O problema de um é problema de todos,
quando convivemos em equipe."
Os famosos
Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas,segurando uma nota de R$100,00.
Ele perguntou: "Quem de vocês quer esta nota de R$100,00"?
Todos ergueram a mão...
Então ele disse: "Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas, primeiro,deixem-me fazer isto..."
Então,ele amassou totalmente a nota.
E perguntou outra vez: "Quem ainda quer esta nota?"
As mãos, continuavam erguidas...
E continuou: "E se eu fizer isso..." Deixou a nota cair ao chão, começou a pisá-la e esfregá-la.
Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: "E agora?...
"Quem ainda vai querer esta nota de R$100,00"?
Todas as mãos voltaram a se erguer.
O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte:
"Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.
Esta situação também acontece conosco... Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância.
Mas, não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa!...
Nada disso altera a importância que temos!... O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas, pelo que fizemos e sabemos"!
Agora, reflita bem e procure em sua memória:
1 - Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
2 - Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso Miss Universo.
3 - Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
4 - Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como Vai? Mal né?... Difícil de lembrar???... Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora! Os troféus ficam cheios de pó! Os vencedores são esquecidos!
Agora,faça o seguinte:
1 - Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
2 - Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
3 - Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
4 - Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?
As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais,com mais dinheiro, ou os melhores prêmios...
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.
Reflita um momento...
A vida é muito curta!...
Você, em que lista está?...
A PERDA DA ALMA
Um dos gritos modernos mais importantes em favor do homem é o de Julia Kristeva, uma das mais brilhantes e respeitadas intelectuais da atualidade.
A psicanalista búlgara, professora da Sorbonne, constata que o homem moderno está perdendo a sua alma, mas não se dá conta disso.
A princípio, quem estiver lendo pode achar que essa perda é um desencontro com Deus, um abandono do espírito e horrorizar-se....
Não, nada a ver.
Não dizem que tal cantor fez o show com a alma?
Que a atriz interpretou colocando sua alma no palco?
Na nossa alma estão as emoções mais puras, a intuição, os sonhos, o Sentido (além dos sentidos), o talento virgem, a pujança dos sentimentos.
A habilidade de amar, por exemplo, é um grande sinal anímico.
Ou alguém é capaz de amar, de amar mesmo, sem que seja através da alma?
Pode-se ter simpatia, carinho, atenção, atração física, até um certo envolvimento gostoso, mas amor é alma e fim de papo.
Mas por que essa fabulosa mulher clama que estamos perdendo a nossa alma?
O faz através desta instigante questão:
‘‘Confrontada aos antidepressivos e ansiolíticos, à aeróbica, ao utilitarismo social, à Sociedade do Espetáculo, ao poderio econômico, ao massacre da mídia e à absoluta futilidade, a alma ainda existe ?’’
Justamente na medida em que banalizamos essa vida a um ponto inacreditável, tornando-a um instrumento, um objeto, quase um eletrodoméstico que trabalha ininterruptamente em favor de um resultado ou daquilo que se espera dele por parte de quem o manuseia constantemente.
Banalizar é colocar-se por inteiro no padrão externo, nada deixando resguardado.
Gostaria muito que vocês se lembrassem deste apelo:
Não podemos passar a existência no desperdício único da prestação de serviços!
Como isso é sério gente!
Fundamental para o resguardo da nossa alma é a consciência de que uma parte de nós não entra no mundo. Ou seja, há uma parte sua que não é casada com ninguém, que nunca teve filhos, que não é profissional de nada, brasileiro, paulista , membro desta ou daquela entidade.
Uma parte saudavelmente intacta....Aí vive a nossa alma.
Fica então um pedido:
Dê 80% de você para o mundo e para os outros, mas guarde 20%, por favor.
É por esse percentual que circulam os seus sonhos, a chance de renovação, a transformação, a criatividade, a possibilidade de mudar,
renovar, re-significar.
Mesmo que isso custe o chamado de ‘‘egoísta’’ por parte dos outros, ainda que todos os elogios que lhe façam estejam apenas nos 80%.
Tenha a certeza de que os 20% guardados não farão a menor falta para os outros, mas, para você, são fundamentais.
Para que não descubra tarde demais que nada fez por si mesmo, para o derramar-se no inédito e não cair na massificação total, no
desconstruir-se em nome do nada, para ter o que entregar ao espírito,
o correspondente da alma num outro plano, quando surgir a pergunta...
"O que fizeste por ti?".
A LIÇÃO DA MOSCA
A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar vôo e sair do copo.
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou:
A mosca tenaz respondeu:
- Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água.
SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS. SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR.
Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão!
Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir
É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso.
Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação.
O VALOR DA COMPETÊNCIA
Um especialista foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo... Um computador que vale 12 milhões de reais.
Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador.Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso.Então ligou o computador e verificou que tudo estava funcionandoperfeitamente.
O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante.- Quanto lhe devo? -perguntou.- São mil reais, por favor.
- Mil reais? Mil reais por alguns minutos de trabalho? Mil reais por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de reais, mas mil reais é um valor absurdo!Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.
O especialista balançou a cabeça e saiu.Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar.
A nota fiscal dizia:
Serviços prestados:
• Apertar um parafuso..................1 real
• Saber qual parafuso apertar..........999 reais
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates
Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as Pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
==========================================
1 - A vida não é fácil acostume-se com isso.
2 - O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.
O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES
de sentir-se bem com você mesmo.
3 - Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola.
Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição,antes que você tenha conseguido comprar seu próprio
carro e telefone.
4 - Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe.
Ele não terá pena de você.
5 - Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso:
eles chamam de oportunidade.
6 - Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
7 - Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora.Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos". Então antes de salvar o planeta para
a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
8 - Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete Mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!! Faça certo da primeira vez.
9 - vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
10 - Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
11 - Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de
você vir a trabalhar PARA um deles.
=======================================
Dono da maior fortuna pessoal do mundo, e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blue (IBM) desde a sua fundação em meados de 1900 ...A empresa que construiu o primeiro Cérebro Eletrônico (computador)
do mundo.
A MAIOR BRONCA
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter
trabalho para conseguir silêncio.
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que
minha turma correspondeu?
Que nada!
Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Veja o que disse:
Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós
professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro, apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença, de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e poderia generalizar ainda mais; de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso.
Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos a aula de hoje.”
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre, afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.
Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então tenho feito tudo para ficar no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não, só o tempo dirá a que grupo pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível,
seguramente sobraremos na turma do resto.
O que é o amor?
Numa sala de aula haviam várias crianças. Quando uma delas perguntou à professora:
- Professora, o que é o amor? A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor. As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo. A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta flor, não é linda? A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção. A terceira criança completou:
- Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha? E assim as crianças foram se colocando. Terminada a exposição a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido. A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, porque você nada trouxe? E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe professora. Vi a flor e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe? A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em nada físico".
CAIU A MÁSCARA

Dois estudos recentes levantam um debate capaz de deixar muita gente com rugas de preocupação. O DMAE, substância famosa por dar firmeza à pele, aceleraria o envelhecimento!
A suspeita vem de pesquisas de diferentes pontos do planeta -- e, por coincidência, realizadas praticamente ao mesmo tempo. Uma leva a chancela da respeitada Universidade Laval, no Canadá, e a outra é assinada pela não menos importante Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Em ambas as instituições os especialistas investigaram os efeitos do popular DMAE, sigla para dimetilaminoetanol, nome científico de um ativo muito usado em cremes antiidade. Para espanto geral, os dois trabalhos chegaram à mesmíssima conclusão: o DMAE leva à morte dos fibroblastos, células que fabricam o colágeno, responsável pela firmeza da pele. Um verdadeiro anticlímax, já que essa ação seria oposta à tão alardeada promessa de rejuvenescimento.
No hemisfério norte os pesquisadores verificaram que, após 24 horas em contato com o DMAE, a taxa de mortalidade celular era de mais de 25%. Em território nacional a investigação aconteceu in vitro, ou seja, dentro de tubos de ensaio, mas confirmou a aceleração da morte dos fibroblastos observada no Canadá. "Decidimos examinar o DMAE porque ele tem sido amplamente utilizado mesmo sem pesquisas suficientes sobre seus efeitos", conta o cirurgião plástico Alfredo Gragnani, que é professor auxiliar da Unifesp e coordenou a pesquisa. "E aí notamos que a chamada morte celular programada, que acontece naturalmente para que a pele se renove, era muito mais rápida e concentrada nas regiões onde o creme com a substância foi aplicado."
Ironicamente, em vez de combater a flacidez e as rugas com uma boa esticada na pele, a substância -- socorro! -- levaria o tecido a um envelhecimento precoce. Isso significa que o DMAE merece o limbo -- e para sempre? É cedo para uma resposta afirmativa e categórica. O estudo da Unifesp, por exemplo, ainda não foi concluído. "E há indícios de que o ativo também atua na matriz extracelular, estrutura que une as células da pele. Isso aumentaria a firmeza do tecido", diz Gragnani. Mas será que a ação suspeita de aniquilar os fibroblastos compensaria esta última?
E os dermatologistas dizem o quê? Basedos em sua experiência clínica, eles garantem que o DMAE ainda não apresentou os efeitos indesejáveis apontados pelos dois trabalhos. "Para alguns pacientes a substância oferece ótimos resultados, para outros nem tanto", revela Luciane Scattone, de São Paulo. "Uma coisa é certa: ninguém apresentou aumento da flacidez." Roberto Barbosa Lima, do Rio de Janeiro, assina embaixo. "Nunca soube de efeitos nocivos da substância. Ao contrário, o aspecto da pele melhora a longo prazo." Agora é esperar que os estudos apaguem o cenho franzido pelas dúvidas.
DE ONDE ELE VEM? Encontrado em peixes como o salmão, a anchova e a sardinha, o DMAE começou a ser pesquisado no final da década de 1990 pelo famoso dermatologista americano Nicholas Perricone, mas só aportou em terras brasileiras em 2002. Desde então o ativo virou figurinha fácil nas formulações de cremes. Ainda são necessários mais estudos para explicar exatamente como o dimetilaminoetanol age. Por enquanto a teoria mais aceita é de que ele aumentaria os níveis de acetilcolina, substância que torna os músculos mais firmes. Sua ação seria cumulativa. Por isso, além de proporcionar aquela esticadinha instantânea na pele, conhecida como efeito cinderela, o DMAE combateria as rugas e a flacidez a longo prazo. A questão é: e se, a longo prazo, o tiro sair pela culatra?
TIRE SUAS DÚVIDAS
Quanto beber de água? Oito copos por dia garantem que as reservas de líquido do organismo fiquem em ordem.
Água com gás dá celulite? Não, mas colabora para aumentar os gases em pessoas com tendência à flatulência.
Chá também hidrata? Sim. A vedete atual é o chá verde. Entre outros benefícios, auxilia no emagrecimento e é rico em antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento precoce. Se puder, evite os chás escuros, como o preto e o mate, porque são ricos em cafeína. Em contrapartida, invista nas ervas que têm efeito terapêutico. Por exemplo, os calmantes camomila e cidreira.
E refrigerante, pode? Não é uma boa pedida porque a formulação inclui muita química, sem contar que é ultracalórico (cada copo tem cerca de 80 kcal!). As versões diet são magrinhas, algumas com menos de 2 kcal, mas não fornecem qualquer tipo de nutriente.
E o álcool? Se não quiser ganhar peso, mantenha distância. Afinal, cada mililitro tem 9 kcal. Mas uma opção saudável é o vinho tinto, que aumenta o HDL (bom colesterol). Mas não abuse, pois uma taça é o suficiente para garantir a boa saúde do coração.
31/07/2007
SUCOS QUE FAZEM BEM À SAÚDE

SUCO ANTICELULITEIndicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino. Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenourasModo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite com um palito de cenoura.
SUCO EMAGRECEDORIndicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade. Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenourasModo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã.
SUCO ANTIACNE Indicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C) e a couve facilita o funcionamento do intestino. Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de limaModo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o copo com a rodela de lima.
SUCO ANTIDEPRESSÃOIndicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão. Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsaModo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher. Enfeite com um ramo de salsa.
SUCO ANTIENVELHECIMENTOIndicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal. Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1 florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhasmModo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.
SUCO ANTIENXAQUECAIndicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sangüínea. Já a salsa auxilia a digestão. Ingredientes: 4 cenouras, 1 dente de alho, 2 talos de aipo, 1 punhado de salsaModo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.
SUCO ANTIESTRESSEIndicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante. Ingredientes: 2 copos de água, 10 morangos, 1/2 pêra rígida, 1 banana madura, 1 colher (sopa) de lêvedo de cervejaModo de preparo: No liqüidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.
SUCO ANTIFADIGAIndicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sangüínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino. Ingredientes: 4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doceModo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liqüidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.
SUCO DIGESTIVOIndicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino. Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas, 1 rodela de kiwiModo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.
SUCO ANTIINSÔNIAIndicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia. Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsaModo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.
SUCO PARA A CÓLICA MENSTRUALIndicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal. Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre, 1 folha de louroModo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.
SUCO DIURÉTICOIndicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina. Ingredientes: 1 laranja sem casca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 fatias de melancia, 1 raminho de hortelãModo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia. Enfeite o copo com a hortelã.
SUCO PARA A BELEZADA PELEIndicação: o brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita. Ingredientes: 4 cenouras, 1 florete de brócolis, 1/2 beterrabaModo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.
31/07/2007
Sacanagem virtual
O que há por trás de uma geração de pessoas que usam subterfúgios eletrônicos para trair seus companheiros? Uma tentativa de autoafirmação ? Uma necessidade de se mostrarem na ativa ou simplesmente, covardes para assumirem suas essências frágeis e uma baixa auto-estima que permita sua identificação.
Bons temas para um psicólogo, para mim parece uma brincadeira onde as pessoas criam um personagem e o sustentam por um tempo.Talvez porque seu eu verdadeiro não seja aceito por eles mesmos, e o faz-de-conta cria oportunidades de mentira e a certeza de que através do teclado ninguém conhecerá verdadeiramente a personalidade de alguém. Uma fuga? Um esconderijo? Ou simplesmente o prazer de trair, que sempre existiu entre os grupos humanos mas que hoje conta com apoio tecnológico para ser feito?
Perguntas que são feitas todos os dias por milhares de pessoas. Por homens e mulheres, que vontade é esta que o ser humano tem , tão profunda de alimentar seu ego diante de e-mails clandestinos ou entradas em salas de bate-papos de forma incógnita para satisfazer seus instintos mais primitivos ?
Numa análise inteligente e lógica, é claro que o computador beneficia os solteiros, aqueles que buscam uma amizade mais profunda ou até mesmo um contato superficial.Mas quando ele se torna um instrumento que usa artimanhas e estratégias de sedução anônimas passa a ser uma arma imoral que mostra tendências nada convencionais de ação.
E que diferenças podemos estabelecer entre um contato físico ou virtual nos moldes de quem trai ou de quem é traído?
A única certeza neste caso é de que a alma de quem faz está no momento voltada para a sacanagem virtual , trazendo consigo a satisfação de ter feito e não ter sido descoberto. Quem compactua é tão doente quanto quem faz.
O que impede as pessoas de resolverem suas questões pessoais e manterem contatos sadios ao vivo? A necessidade de esconderem inconscientemente o que realmente são, uma atitude covarde para com o outro que não imagina tal ação porque ela não deixa rastros, não deixa marcas e nem a possibilidade do pobre traído vir a descobrir tal fato. Uma relação informal , superficial, sem comprometimento, aliás , o tipo de coisa que só se espera de quem não se gosta!Porque quem se gosta, se mostra!!!
SABRINA VIEIRA - 31/07/2007
SLOW DOWN:
Já vai para 16 anos que estou aqui na Volvo, uma empresa sueca.Trabalhar com eles é uma convivência, no mínimo, interessante.Qualquer projeto aqui demora 2 anos para se concretizar,mesmo que a idéia seja brilhante e simples. É regra.
Então, nos processos globais, nós (brasileiros, americanos, australianos,asiáticos)ficamos aflitos por resultados imediatos, uma ansiedade generalizada. Porém,nosso senso de urgência não surte qualquer efeito neste prazo.Os suecos discutem, discutem, fazem "n" reuniões, ponderações.
Trabalham num esquema bem mais "slow down".O pior é constatar que no final, acaba sempre dando certo no tempo delescom a maturidade da tecnologia e da necessidade: bem pouco se perde aqui.
E vejo assim:
1. O país é do tamanho de São Paulo;
2. O país tem 2 milhões de habitantes;
3. Sua maior cidade, Estocolmo, tem 500.000 habitantes (comparecom Curitiba, que tem 2 milhões);
4. Empresas de capital sueco: Volvo, Scania, Ericsson,Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare... Nada mal, não?
5. Para ter uma idéia, a Volvo fabrica os motores propulsorespara foguetes da NASA.
Digo para os demais nestes nossos grupos globais: os suecos podem estar errados,mas são eles que pagam muitos dos nossos salários.
Entretanto, vale salientar que não conheço um povo, como povo mesmo,que tenha mais cultura coletiva do que eles.
Vou contar para vocês uma breve passagem só para dar noção.
A primeira vez que fui para lá, em 1990, um dos colegas suecos mepegava no hotel toda manhã. Era setembro, frio, nevasca..
Chegávamos cedo na Volvo e ele estacionava o carro bem longe daporta de entrada (são 2.000 funcionários de carro).
No primeiro dia não disse nada, no segundo, no terceiro .
Depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã, perguntei:
"Você tem lugar demarcado para estacionar aqui? Notei quechegamos cedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final."
Ele me respondeu, simples assim:
"É que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar - quemchegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor que fique mais perto da porta.
Você não acha?"
Olha a minha cara! Ainda bem que tive esta na primeira. Deu pararever bastante os meus conceitos.
Há um grande movimento na Europa hoje, chamado Slow Food.
A Slow Food International Association - cujo símbolo é um caracol,tem sua base na Itália (o site, é muito interessante. Veja-o!).
O que o movimento Slow Food prega é que as pessoas devemcomer e beber devagar, saboreando os alimentos, "curtindo" seu preparo, noconvívio com a família, com amigos, sem pressa e com qualidade.
A idéia é a de se contrapor ao espírito do Fast Food e o que elerepresenta como estilo de vida em que o americano endeusificou.
A surpresa, porém, é que esse movimento do Slow Food estáservindo de base para um movimento mais amplo chamado Slow Europecomo salientou a revista Business Week numa edição européia. A base de tudoestá no questionamento da "pressa" e da "loucura" gerada pela globalização,pelo apelo à "quantidade do ter" em contraposição à qualidade de vida ouà "qualidade do ser".
Segundo a Business Week, os trabalhadores franceses, emboratrabalhem menos horas (35 horas por semana) são mais produtivos que seuscolegas americanos ou ingleses. E os alemães, que em muitas empresasinstituíram uma semana de 28,8 horas de trabalho, viram sua produtividadecrescer nada menos que 20%.
Essa chamada "slow atitude" está chamando a atenção até dosamericanos, apologistas do "Fast" (rápido) e do "Do it now" (faça já).
Portanto, essa "atitude sem-pressa" não significa fazer menos, nemter menor produtividade.
Significa, sim, fazer as coisas e trabalhar com mais "qualidade" e"produtividade" com maior perfeição, atenção aos detalhes e com menos "stress".
Significa retomar os valores da família, dos amigos, do tempo livre,do lazer, das pequenas comunidades, do "local", presente e concreto emcontraposição ao "global" - indefinido e anônimo.Significa a retomada dos valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeresdocotidiano, da simplicidade de viver e conviver e até da religião e da fé .
Significa um ambiente de trabalho menos coercitivo, mais alegre,mais "leve" e, portanto, mais produtivo onde seres humanos, felizes,fazem com prazer, o que sabem fazer de melhor.
Gostaria de que você pensasse um pouco sobre isso...
Será que os velhos ditados "Devagar se vai ao longe" ou ainda "A pressa éinimiga daperfeição" não merecem novamente nossa atenção nestes tempos de desenfreadaloucura?
Será que nossas empresas não deveriam também pensar emprogramas sérios de "qualidade sem-pressa" até para aumentar aprodutividade e qualidade de nossos produtos e serviços sem a necessária perdada "qualidade do ser"?
No filme "Perfume de Mulher", há uma cena inesquecível, emque um personagem cego, vivido por Al Pacino, tira uma moça para dançar eela responde:
"Não posso, porque meu noivo vai chegar em poucosminutos."
"Mas em um momento se vive uma vida" - responde ele,conduzindo-a um passo de tango.
E esta pequena cena é o momento mais bonito do filme.
Algumas pessoas vivem correndo atrás do tempo, mas pareceque só alcançam quando morrem enfartados, ou algo assim.Para outros, o tempo demora a passar; ficam ansiosos com o futuro ese esquecem de viver o presente, que é o único tempo que existe.
Tempo todo mundo tem, por igual! Ninguém tem mais nemmenos que 24 horas por dia. A diferença é o que cada um faz do seu tempo.
Precisamos saber aproveitar cada momento, porque, comodisse John Lennon:
"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro"...
Parabéns por ter lido até o final!
Muitos não lerão esta mensagem até o final, porque nãopodem "perder" o seu tempo neste mundo globalizado.
Pense e reflita, até que ponto vale a pena deixar de curtir sua família. Deficar com apessoa amada, ir pescar no fim de semana ou outras coisas...Poderá ser tarde demais! Saber aprender para sobreviver...
(autor anônimo) 31/07/2007
O Encontro como Chance
"Sempre de novo constatamos que o encontro e também a conversa podem transformar aquilo que as pessoas trazem dentro de si. Nessas felizes situações elas percebem que tudo o que elas são tem um sentido. Tomás de Aquino disse certa vez: toda pessoa é uma expressão sem par de Deus. E, de fato, o mundo seria mais pobre se cada um, à sua maneira pessoal e única, não pudesse tornar Deus visível e perceptível neste mundo. Assim acontece a transformação. Você mesmo pode ser testemunha desse maravilhoso processo de transformação e muitas vezes você pode colaborar ativamente para que o caos se transfome em ordem, a escuridão em claridade, a doença em cura, o rejeitado e reprimido na imagem inviolada de Deus. Quem descobre isto em si, encontra sua vocação pessoal, seu carisma, sua palavra que só ele tem a dizer a este mundo."
Anselm Grun
31/07/2007
O DINHEIRO É A MAIS POBRE DAS AMBIÇÕES
Um casal estava perdido numa praia. Há dias sem se alimentar, quase morrendo de fome, avistaram uma velha garrafa semi- enterrada na areia. Curioso, o homem a desenterrou, limpou-a e a destampou. De imediato, os dois viram surgir um gênio, que, como recompensa pela libertação, se dispôs a satisfazer três desejos do casal. O homem, faminto, não pensou duas vezes. Pediu um prato de salsichas, no que foi logo atendido. A mulher ficou possessa:
__ Como você desperdiça um desejo com salsichas, quando poderíamos ter pedido um saco de ouro e comer o que quiséssemos para o resto da vida?
E tanto falou que o pobre homem desejou que as salsichas se pregassem no rosto dela, no que foi logo atendido. Não demorou, o terceiro desejo foi usado para desprender as salsichas da face dela. O gênio, gargalhando, desapareceu para sempre. E ali ficou o casal, com fome e sem esperança.
Não há nada de errado em ser ambicioso na vida, muito menos em ter "grandes" ambições.
Só tenha em mente que a mais pobre das ambições é querer ganhar muito dinheiro, porque dinheiro, por si só, não é um objetivo.
O dinheiro é apenas um meio para se alcançar uma verdadeira ambição.
Raimundo PINHEIRO
31/07/2007
Amanhã pode ser tarde...
Ontem?...Isso faz tempo!
Amanhã?...
Não nos cabe saber...
Amanhã pode ser muito tarde Para você dizer que ama,
Para você dizer que perdoa,
Para você dizer que desculpa,
Para você dizer que quer tentar de novo...
Amanhã pode ser muito tarde
Para você pedir perdão,
Para você dizer: Desculpe-me o erro foi meu!... O seu amor, amanhã, pode já ser inútil;
O seu perdão, amanhã, pode já não ser preciso;
A sua volta, amanhã, pode já não ser esperada;
A sua carta, amanhã, pode já não ser lida;
O seu carinho, amanhã, pode já não ser mais necessário;
O seu abraço, amanhã, pode já não encontrar outros braços...
Porque amanhã pode ser muito... muito tarde!
Não deixe para amanhã para dizer:
EU AMO VOCÊ !
ESTOU COM SAUDADES DE VOCÊ !
PERDOE-ME!
DESCULPE-ME!
ESTA FLOR É PARA VOCÊ!
VOCÊ É IMPORTANTE PARA MIM...
VOCÊ ESTÁ TÃO BEM...
Não deixe para amanhã:
O seu sorriso,
O seu abraço,
O seu carinho,
O seu trabalho,
O seu sonho,
A sua ajuda...
Não deixe para amanhã para perguntar:
Porque você está triste?
O que há com você? Hei!...
Venha cá, vamos conversar...
Cadê o seu sorriso?
Ainda tenho chance?...
Já percebeu que eu existo?
Porque não começamos de novo?
Estou com você.
Sabe que pode contar comigo?
Cadê os seus sonhos?
Onde está a sua garra?...
Lembre-se:
Amanhã pode ser tarde... muito tarde!
Procure...
Vá atrás! Insista!
Tente mais uma vez!
Só o hoje é definitivo!
========================================
RECADINHO DA PROFESSORA SABRINA:
NÃO DEIXE PRA ESTUDAR AMANHÃ. Pode não dar mais tempo.
31/07/2007